Gatt
Autores
Suzane Rachel Macedo Goncalves
Ana Lucia Monteiro da Silva
Regina Celia Faria Simoes
1. Introdução
No período pós-guerra, o mundo sente o abalo causado nas relações comerciais internacionais e as principais potências decidem se reunir para formar
Organismos que poderiam regularizar a situação vigente até aquele momento. Para tanto eles se reúnem em Bretton Woods, nos EUA em 1944 e formam, entre outros organismos, o GATT (Acordo Geral sobre Comércio e Tarifas) que só seria assinado de fato por seus integrantes em 1947, durante a Rodada de Genebra. Com o intuito de reduzir as barreiras tarifárias à importação, o GATT passa por sete rodadas onde consegue expressivas e importantes mudanças com relação à regulamentação do comércio internacional.
2. Objetivos
Este artigo tem por objetivo investigar a importância do Gatt no Comércio Internacional.
3. Desenvolvimento
Para fundamentar este artigo, será usado a pesquisa bibliográfica, em bibliotecas de Universidades como
UNIMEP, USP, UNICAMP e também em sites oficiais como Ministério do Desenvolvimento.
4. Resultados
Cenário internacional
Logo quando declarado a l Guerra Mundial o comércio entre os países se fecha, há um clima maior de desconfiança e a partir de então, a situação econômica começa a se tornar cada vez mais difícil devido à inflação e ao desemprego, assim, os Estados decidem proteger seus setores produtivos nacionais.
A partir de 1922, o protecionismo econômico aparece associado aos programas de regimes nacionalistas e autoritários. As práticas comerciais tendem a ser cada vez mais restritivas [Jorge (2003, p. 5)].
Em 1929, a bolsa de Nova Iorque quebra e o mundo continua se afundando em uma crise econômica. Devido ao crash de 29, os Estados Unidos adota uma política protecionista mais rigorosa aumentando seus direitos aduaneiros, o que ajuda a enfraquecer ainda mais suas relações com a Europa. Mais tarde inicia-se a II Guerra
Mundial e mais uma vez