Estudo Pavimentação
Elaboração de proposta de pavimentação enfatizando o tratamento superficial triplo para ser adotado como padrão para construções realizadas pela empresa CONSTRUNORTE LTDA.
Autor: Mateus de Lima Souza
Estagiário de engenharia civil
Tucuruí - PA
2014
Sumário
1 RESUMO
Os pavimentos são estruturas de múltiplas camadas, sendo o revestimento a camada que se destina a receber a carga dos veículos e mais diretamente a ação climática. Portanto, essa camada deve ser tanto quanto possível impermeável e resistente aos esforços de contato pneu-pavimento em movimento, que são variados conforme a carga e a velocidade dos veículos. Na maioria dos pavimentos brasileiros usa-se como revestimento uma mistura de agregados minerais, de vários tamanhos, podendo também variar quanto à fonte, com ligantes asfálticos que, de forma adequadamente proporcionada e processada, garanta ao serviço executado os requisitos de impermeabilidade, flexibilidade, estabilidade, durabilidade, resistência à derrapagem, resistência à fadiga e ao trincamento térmico, de acordo com o clima e o tráfego previsto para o local. A partir disto, nesta proposta de pavimentação será descrita e explicada a utilização do tipo “Tratamento Superficial Triplo” caracterizado por ser um pavimento com menor custo de operação e recomendado para áreas com tráfego menos intenso e para, principalmente, recuperação de vias já existentes.
2 INTRODUÇÃO
Tratamento superficial triplo consiste em um revestimento asfáltico composto de três aplicações alternadas de material betuminoso e agregado, executados sobre uma superfície acabada e imprimada, é um tipo de revestimento asfáltico econômico, de baixo consumo de material primário e energia e de execução rápida, prestando-se a amplas condições de uso, como o tráfego leve em rodovias secundárias e em áreas residenciais. É um revestimento flexível de