jsdsjsfksdjkbdskjfsdhfjkhkjdsf

1118 palavras 5 páginas
A INVASÃO DA RUSSIA NO AFEGANISTÃO

PROFESSORA: ANA VIEIRA
ALUNOS: Marcos felipy, luan soares

Apesar do conflito mais famoso ocorrido no Afeganistão ser o que se iniciou em 1979, este país foi invadido diversas vezes ao longo de sua história, tendo nas suas fronteiras e governo alvo constante de disputas.
Alexandre o Grande, Czares russos e comunistas foram alguns dos predecessores dos Estados Unidos na invasão deste local. Entretanto, se os americanos não obtiveram sucesso na Guerra do Vietnã, no Afeganistão quem não se deu bem foram os soviéticos!
O Afeganistão foi invadido diversas vezes ao longo de sua história, e suas fronteiras e governo tem sido constantemente alvo de disputas. Entre Alexandre, os conquistadores "Mugal" da Ásia do sul, os czares russos e o recente governo comunista, o império britânico e recentemente os Estados Unidos e a coalizão ocidental, todos parecem interessados nesse território.

Os conflitos atuais para o controle do Afeganistão podem ser vistos como uma extensão para o controle da Ásia central e seus recursos naturais, bem como da sua posição estratégica no meio da Eurásia. Historicamente, a conquista do Afeganistão teve um papel importante na invasão da Índia pelo oeste, através do passo Khyber.
A invasão Russa aconteceu em 1979, ocasionando um boicote ocidental dos Jogos Olímpicos e o financiamento de grupos radicais armados islâmicos pelos Estados Unidos, que visavam conter a URSS devido a Guerra Fria. Os Mujahideens eventualmente conseguiram forçar a retirada dos soviéticos, no que constitui a mais humilhante derrota militar soviética e um fator considerável na dissolução do comunismo soviético. Com a retirada das tropas da URSS, tem início a Guerra civil afegã, combates entre Mujahideen e os chefes militares feudais no Afeganistão, e que conduziu a ascensão do violento regime fundamentalista do Talibã. A invasão Russa no Afeganistão anos entre tropas soviéticas, que apoiavam o

Relacionados