Capote (2005)
O filme Capote conta a história de um livro, intitulado A Sangue Frio, de Truman Capote, o mesmo descreve os acontecimentos que sucederam um assassinato de uma família no Kansas. Truman tenta investigar a história, os ideais e a vida dos responsáveis pelo assassinato para conseguir entender o porquê do ocorrido. Ele utiliza de sua sensibilidade humana, sua inteligência e o seu poder de discurso para conquistar a confiança dos responsáveis pelo assassinato conseguindo assim, aproximação dos mesmos. Capote, se tratando da apuração dos dados, escutou e entrevistou todos os indivíduos que de alguma forma tinham algo a comentar sobre o crime e ele só concluiu sua obra após ouvir, e entender todos, inclusive o responsável principal Perry Smith, após longos três anos de apuração de dados.
O método usado por Truman foi outro aspecto interessante da sua técnica jornalística quanto à entrevista, ele utilizava de longas conversas e do seu poder discursivo, que sucedeu em uma grande amizade entre o autor e o principal responsável pelo crime Perry Smith, o que em seguida dificultou um pouco a conclusão do livro, pelo fato do autor não conseguir as informações necessárias para concluir o mesmo.
Quando um profissional se remete a transformar um fato em um livro, o mesmo se expõe a se apropriar da necessidade do controle de seu discurso, se tratando de analisar criticamente o conteúdo que seria exposto. O filme Capote nos remete a uma análise dos métodos realizados pelo protagonista na hora de apurar os dados e de como o mesmo utiliza da sua lábia para conseguir conversas importantes para solucionar o caso.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE HUMANIDADES
UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – EDUCOMUNICAÇÃO
PROF. ROSILDO RAIMUNDO DE BRITO
DISCIPLINA: INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS II
RESENHA CRÍTICA:
FILME CAPOTE (2005)
Juliana Dias de