Estudo Lidiane Canofre

3004 palavras 13 páginas
Universidade Comunitário da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ
Área de Ciências Exatas e Ambientais
Planejamento e Desenho da Paisaegem
Professora: Queila

Centro Multifuncional e
Residência de Estudantes
Estudo de Caso
Lidiane Canofre

OBJETIVO DO ESTUDO
O objetivo do estudo de caso é analisar o espaço com a temática
Habitacional, e compreender a relação do mesmo com seu entorno em escala urbana. Identificar a partir da temática designada estudo emblemáticos em projetos urbanos, com ênfase para aspectos conceituais, programáticos e formais. A escolha deste estudo deu-se para direcionar a escolha para as especificidades da realidade da área de estudo da UFFS, refletindo a possível absorção dos estudos para a prática projetual. Propondo espaços adequados de moradias e estudos para os estudantes estimulando as relações de vizinhança, e explorando as potencialidades de encontro e convívio em espaços públicos.
O estudo de caso se refere ao Centro Multifuncional e Residência de
Estudantes, resultante do concurso Prêmio Secil Universidades, que tem como objetivo incentivar a qualidade do trabalho acadêmico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Arquitetura e Engenharia Civil.

INTRODUÇÃO
Um dos problemas mais preocupantes da atualidade é o isolamento social, que se prende com a dificuldade em estabelecer grupos unidos de pessoas. Isso se deve a um entendimento comum da sociedade segundo dois princípios opostos: a ideia do individualismo e de coletivismo.
A organização de edifícios e cidades é reflexo destes princípios. O espaço público é vasto e impessoal para que as pessoas se identifiquem e se responsabilizem com ele. Os edifícios e habitações onde vivemos isolam-nos da coletividade, reduzindo o leque de contatos.
Muitos autores referenciam a necessidade de revitalizar o espaço público para que existam verdadeiras comunidades. É preciso que existam razões para sair de casa ou participar da vida coletiva. Isso só acontece quando há atrativos reais e

Relacionados

  • yutyu etyutyutyutyu tutyutyu
    88809 palavras | 356 páginas