Estudo Epidemiologico
O objetivo básico da Epidemiologia situa-se na sociedade. Enquanto a Clínica destina-se a examinar o corpo do paciente, descrever alterações no seu funcionamento normal, diagnosticar os motivos e prescrever o tratamento, a Epidemiologia propõe-se a realizar tarefa análoga no corpo social, ou seja, descrever os agravos que ali ocorrem, apontar as causas e orientar a indicação dos meios de controle e profilaxia.
Portanto, a Epidemiologia tem como finalidades a descrição dos agravos e a determinação de suas causas, através de técnicas que se destinam, fundamentalmente, à análise da distribuição desses eventos, segundo as características dos indivíduos que compõe a população, de acordo com o tempo e o espaço.
Desse modo, a Epidemiologia sempre persegue os dados que possam fornecer a idéia de relações, como número de casos/população, e assim responder a questões que também interessam a Clínica, mas que com freqüência esta não pode solucionar.
Com efeito, a simples observação individual dificilmente poderá determinar as causas de muitos dos desvios da saúde. Para tanto toma-se necessário um enfoque mais amplo.
Esse é o objetivo da Epidemiologia, projetar populacional mente o evento social e, graças a essa ampliação, possibilitar a descoberta de suas causas. Pois, o conhecimento da distribuição de uma doença na população, reveste-se de enorme importância para a caracterização desta entidade mórbida.
2 ETAPAS DOS ESTUDOS EPIDEMIÓLOGICO
Todo estudo ou investigação terá atingido seus objetivos ao cumprir as seguintes etapas:
Descobrimento e detecção do problema;
Colocação do problema;
Procura de conhecimentos;
Tentativa de solução;
Invento de novas ideias;
Obtenção.
3 TIPOS DE ESTUDOS
A epidemiologia é uma ciência da saúde coletiva que estuda a relação de causa-efeito, ou causa doença. Para este fim existem diversos tipos de estudos epidemiológicos de uma população, cada estudo é indicado para um tipo de hipótese levantada pelo