Estudo Epidemiologico
PROFESSORA: JULIANA RITA PINHEIRO
ESTUDO DE EPIDEMIOLOGIA
ALUNOS: MAÍRA A. TONIOLLO
FERNANDA P. KOINWASCKI
MAICON MORAS
SÃO MIGUEL DO OESTE- SC, 14 DE NOVEMBRO DE 2013
Introdução
Este Trabalho trata-se de um estudo epidemiológico sendo que, o conceito de epidemiologia é:
ROUQUAYROL, 1994: a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.
Este estudo será realizado na empresa de confecções A.S.CLtda com total de 45 pessoas nesta empresa. Pois, a um numero alto de trabalhadores se afastando e realizando exames com frequência por estarem com dores no corpo e na coluna, iremos analisar a principal causa deste, aplicando um questionário ergonômico na empresa para os funcionários.
Com base no gráfico acima,foi verificado que na empresa A.S.CLtda . 85% dos funcionários são do sexo feminino.
Muitas mulheres lutaram por anos para obter o direito de trabalhar fora, sustentar a casa e sua família. Direito conquistado por milhares de mulheres. Hoje, segundo dados do IPEA, a proporção de mulheres chefes de família subiu de 27% em 2001 para 36% em 2012, isso mostra o avanço feminino no mercado de trabalho, uma tendência brasileira que veio acompanhada pelo avanço universal dos direitos das mulheres. (http://blogueirasfeministas.com/2013/09/mulheres-e-mercado-de-trabalho/ )
Com base no gráfico acima,foi verificado que na empresa A.S.CLtda . 35% dos funcionários tem a fixa etária de 25 à 35 anos.
O número de trabalhadores entre 30 e 49 anos inseridos no mercado de trabalho em janeiro deste ano, através do Sistema Nacional de Emprego (Sine),