CLASSIFICAÇÃO DOS ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS
Epidemiologia é a ciência da saúde coletiva que estuda a relação de causa-efeito, ou causa-doença. Para este fim existem diversos tipos de estudos epidemiológicos de uma população, cada estudo é indicado para um tipo de hipótese levantada pelo pesquisador. As hipóteses podem ser, entre outras, relação entre exposição ao fator de risco e a doença, doença sobre óbitos, ou também a eficácia de determinado medicamento para uma determinada doença.
Os Estudos Epidemiológicos têm sido classificados em Descritivos e Analíticos, segundo seus objetivos. Embora essa classificação seja passível de críticas, a mesma tem utilidades para fins didáticos.
●Estudos Epidemiológicos Descritivos: Procura-se estudar a distribuição das doenças num determinado local, realizando a formulação de hipóteses. São usadas, dessa forma, algumas variáveis que podem auxiliar o estudo, tais como: indivíduo (quem?), local (onde?) e o tempo (quando?). A obtenção dos dados para o estudo pode ser feito de duas formas, através das fontes primárias e secundárias, cujas informações são coletadas em um determinado momento especificamente e a partir de uma base ou registro de dados, respectivamente, a fim de se obter as informações desejadas.
●Estudos Epidemiológicos Analíticos: Investigam a associação entre fatores de risco de um agravo à saúde (variáveis independentes) e o agravo à saúde (variável dependente).
Dentro das pesquisas descritivas e analíticas, ainda, há:
Estudos Observacionais:
●Descritiva:
◊ Estudos Ecológicos - Neste estudo não existem informações sobre a doença e exposição do indivíduo, mas do grupo populacional como um todo.
Vantagens – Possibilita examinar associações entre exposição e doença
◊ Estudos Transversais ou de Prevalência - Em geral esse tipo de estudo começa com estudo para determinar a prevalência de uma doença ou condições relacionada à saúde de uma população específica.
Ex: habitantes idosos de uma cidade