Estudo dos tempos e movimentos
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PROF: Helena Maria Cabral Ferreira
Aluno: Hélder Macêdo
Curso: GTI
Turma: 702AAnalise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos.
É a ferramenta utilizada para racionalizar o trabalho dos operários, desta forma, Fayol estudava quanto tempo os operários gastavam em cada parte do processo, utilizando um cronometro. Com esses conceitos ele criava formas de reduzir o tempo gasto pra cada tarefa estudada com o objetivo de eliminar desperdício de esforço humano, facilitar o treinamento dos funcionários, seleção e adaptação dos funcionários, distribuir uniformemente as tarefas para evitar falta ou excesso de trabalho, definir normas e métodos para cada execução do trabalho, salários padrões equitativos e prêmios por produção. Um exemplo disso é a montagem de linha de produção de veículos, aonde vários funcionários foram substituídos por robôs que fazem as tarefas em muito menos tempo.
Estudo da Fadiga Humana
Com o estudo de tempos e movimentos, também se notou e corrigiram-se os movimentos que causavam a fadiga, que por conceito cientifico é um redutor de produtividade.
Desenho de Cargos e Tarefas
Implantado primeiramente por Taylor, segue uma linha de vantagens para o empregador: Redução de custos de treinamento, custos de produção, erros na execução das tarefas e um aumento considerável na eficiência dos colaboradores que consequentemente aumenta a produção.
Incentivos Salariais e Prêmios de Produção
Aquele operário já treinado nos padrões de estudos de movimentos para de receber por tempo de produção e começa a ser remunerado com base em sua produção total. Quanto mais produz mais ganha, estimulando o operário a trabalhar além do seu tempo padrão.
Conceito de Homo EconomicusÉ aquele ser humano que é influenciado por uma melhor remuneração econômica ou material. É o ser humano que trabalha por necessidade de ter o que comer e dinheiro para viver. Esse ser humano trabalha por