Estudo Dos Gases
1) Exemplifica a lei dos gases:
P1 V1= P2 V2
T1 T2 iso (igual) + bárica (pressão)
Lei Isobárica :
Quem estudou? : Essa transformação também recebe o nome de Lei de Charles e Gay-Lussac. No século XVIII, o físico francês Jacques Alexandre César Charles descobriu essa relação entre volume e temperatura. Seu interesse surgiu a partir da prática do balonismo, sendo um dos primeiros a atingir a temperatura de 3000 m num balão de hidrogênio. Em 1787 formula a lei da proporção direta entre o volume e a temperatura de um gás a pressão constante. Essas conclusões foram comprovadas experimentalmente por Joseph Louis Gay-Lussac no início do século XIX, sendo então oficialmente publicada.
Comente a formula:
P1 Vi P2 V2
T1 T2
Gráfico com exemplo:
Lei isotérmica:
Quem estudou , cientista?
*Gay-Lussac estudou a variação da temperatura em relação ao volume de um gás com a pressão constante e criou a lei que leva seu nome.
Transformação isobárica ou Lei de Gay-Lussac
Uma transformação isobárica é uma variação do volume e da temperatura de determinado gás, porém com a pressão constante. Daí o significado do termo “isobárica”, que é uma palavra que vem do grego: isso = igual; e baros = pressão; ou seja, a pressão permanece igual, não varia .Esse fenômeno foi estudado em 1802, pelo cientista francês Joseph Louis Gay-Lussac (1778-1850). Ele realizava experimentos como o mostrado abaixo, em que há em um recipiente um determinado gás, que, então, tem sua temperatura elevada, ou seja, o sistema recebe calor. Com isso, a energia cinética das partículas aumentará, isso significa que quanto maior a temperatura, maior será a velocidade das moléculas desse gás e vice-versa. A pressão se manteve constante, mas, com o aumento da velocidade das partículas, o volume ocupado por esse gás tende a aumentar.Com o aumento da temperatura e a pressão sendo mantida constante, a energia cinética das