Estudo dos compostos de borracha na vulcanização
Segundo PORTARIA INMETRO Nº 227/2006, Item 3.5, “Banda de Rodagem é a parte do pneu que entra em contato com o solo, constituída de elastômeros, com forma e desenho definidos”.
1.1- Camelback.
O camelback é uma banda crua de borracha feita sob medida para cada tipo de pneu.
Segundo REVISTA PNEWS (2013) ainda usada nas recapagens a quente, o camelback é colocado sobre o pneu, depois é levado para as prensas a uma temperatura acima de 150ºC que vulcanizam o Camelback no pneu e dão forma ao novo desenho da banda de rodagem.
1.2- Banda Pré Moldada.
É um camelback prensado antes de ser colocado em cima do pneu, ou seja, o camelback é feita na fabrica de borracha, e antes de ser enviado ao cliente, passa por uma prensa à quente que da forma e desenho à nova banda de rodagem.
Segundo REVISTA PNEWS (2013) a banda pré moldada será colocada no pneu e passará por um processo de vulcanização que combina pressão e temperatura de aproximadamente 110ºC, para que a banda possa aderir à carcaça
2- POLÍMEROS
Segundo CARDOSO (2010) polímeros vem do grego, que significa muitas partes. São formados por moléculas longas, constituídas por várias partes de repetição.
O polímeros são subdivididos em varias classes, uma delas, os elastômeros, são os principais componentes dos compostos de borracha, constituídos por borracha natural e sintética.
Os elastômeros têm características de suportarem fortes deformações em sua estrutura e voltar ao seu estado original sem danos. Esta propriedade deriva de uma estrutura molecular única: longa, flexível, com moléculas ramificadas que são química ou fisicamente ligadas umas às outras em intervalos irregulares e que possuem energia térmica maior que sua energia de atratividade intermolecular.
Nas borrachas as cadeias moleculares formam uma rede tri dimensional livre, que se movimentam e deslizam entre si com facilidade devido à movimentação térmica, com exceção dos pontos de ligação.