Estudo dos Biocombustíveis
ENGENHARIA MECÂNICA
RENAN EYMARD DE SOUSA SANTOS
RENNER TETZNER RAMOS
RODRIGO RAMOS CARVALHO
TIAGO BLANK PADUA
VITOR RENOLDI ALVES
ESTUDO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS
VITÓRIA
2013RENAN EYMARD DE SOUSA SANTOS
RENNER TETZNER RAMOS
RODRIGO RAMOS CARVALHO
TIAGO BLANK PADUA
VITOR RENOLDI ALVES
ESTUDO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS
Relatório experimental para obtenção de nota parcial na disciplina de Química Tecnológica do curso de Engenharia Mecânica, na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, campus Vitória
Professor: Carlos Bragança
VITÓRIA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1. MOTIVAÇÃO
O trabalho tem como motivação a obtenção de nota parcial para a disciplina de Química Técnológica, como parte do cumprimento do curso de Engenharia Mecânica.
1.2. OBJETIVO
O objetivo é adquirir e dividir conhecimento acerca dos biocombustíveis, um assunto bastante abordado ultimamente e, portanto, de grande importância para a carreira de um engenheiro.
1.3. PERPESCTIVA HISTÓRICA
É comum pensar que a utilização de combustíveis passou a ser realizada apenas nos últimos três séculos, desde a Revolução Industrial, com o surgimento da necessidade da produção em grande escala.
No entanto, o uso de combustíveis é uma ação mais antiga até mesmo do que o ser humano (Homo sapiens). Há cerca de dois milhões de anos, o Homo erectus realizou a primeira combustão, utilizando simples pedaços de madeira. Desde então, a necessidade da geração de energia só aumentou, devido à evolução do modo de vida humano, que culminou no surgimento das civilizações e sociedades.
No século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, a necessidade de energia capaz de impulsionar a produção em massa tornou necessária a procura por novos tipos de energia. Dessa maneira, surgiu o motor a combustão interna e os combustíveis fósseis (surgidos devido a alta pressão e temperatura atuantes sobre restos animais e