estudo do solo
_____________________________________________________________________________________________________
Solo – de um modo geral o solo é o material da superfície terrestre. É o agregado não consolidado de minerais e de partículas orgânicas, resultante da ação dos agentes do intemperismo, servindo de alicerce indispensável aos procedimentos biológicos da planta, exerce influência direta sobre a produtividade dos vegetais que nele se nutrem e crescem.
Sabe-se que o êxito de qualquer tipo de cultivo depende, sobretudo, da qualidade do solo e do manejo a ele dispensado.
Um solo é considerado maduro quando reúne características peculiares adquiridas por ação do intemperismo durante longo tempo. O corte de um solo amadurecido mostra três horizontes principais, denominados A, B e C que diferem em cor, textura, estrutura e composição.
Formação do Solo – Durante a formação do solo, ocorre o desenvolvimento de camadas sobrepostas, paralelas à superfície, com características morfológicas e biológicas distintas entre si. Conhecer seus atributos, material de origem, sua espessura, sua organização estrutural, teor de matéria orgânica, drenagem, porosidade, topografia e como ele foi ao longo do tempo originando-se:
Origem do Solo – a partir da Rocha Matriz ou Rocha Mãe. Enormes pedaços de rochas vão desfragmentando-se em pedaços de pedras e essas pedras, pela ação do clima se tornam cada vez menores, dando origem ao que chamamos de Solo.
Estágios da Formação do Solo
Os fatores de formação do solo são cinco:
1. - Material de origem (rocha ou solo)
2. - Clima
3. - Relevo
4. - Organismos
5. - Tempo
1. Material de Origem - é o material intemperizado (a rocha Mãe), de natureza mineral que deu origem aos solos, esse material desagregado da rocha, em pedaços cada vez menores origina o grão, e este vai sofrendo transporte e deposição, originando o solo. O material de origem ação do Intemperismo, o qual pode ser:
Físico;
Químico;
Biológico.
Obs.: