Estudo do livro " o príncipe"
Notícia Biográfica
Nicollò Machiavelli nasceu em Florença a três de maio de 1469. Sua família, cuja origem remonta ao XII século, era uma antiga família da Toscana e que pertencia ao partido guelfo ou pontifical. Os Machiavelli tinham abandonado Florença em 1260, depois da derrota de Montaperti; mas voltaram mais tarde e participaram largamente dos cargos públicos, num período de mais de três séculos.
O pai de Nicollò, Bernardo Machiavelli, era jurisconsulto e tesoureiro da Marca de Ancona. Sua mãe, Bartolomea Nelli, de origem antiga também, ligava-se às mais ilustres famílias de Florença. Mas a fortuna dos dois não correspondia à antiguidade da sua raça.
A juventude de Machiavelli não deixou traço digno de memória. Sabe-se somente que em 1494 foi copista de Marcelo Virgílio Adriani, professor de literatura grega e latina e secretário da República de Florença. Mais tarde, tinha ele vinte e nove anos completos, Machiavelli foi nomeado chanceler na segunda chancelaria e, enfim, secretário dos Dez Magistrados da Liberdade e da Paz, ofício que constituía o governo da república. Ocupou este posto durante catorze anos e cinco meses e nesse espaço de tempo lhe foram confiadas vinte e três legações no exterior.
Na sua maior parte, essas missões tinham objetivos secundários e tem sido reduzida aos devidos termos a importância do papel político de Machiavelli, que estava constantemente envolvido num grande número de negócios públicos, mas sempre fora de direção suprema. Nunca foi um grande diplomata, mas um simples funcionário de categoria. A sua influência era muito restrita e, nas suas legações, não era senão modesto encarregado de negócios da república, e, nessa qualidade, só tinha que executar as ordens do Governo dos Dez.
Das missões de Machiavelli, a mais importante foi sem dúvida a legação junto a César Bórgia (1502). Aceitou ele de mal grado o encargo que