Estudo do leite
O leite é um alimento essencial em nossas vidas independente da idade, cultura ou classe social. Quando consumimos o leite não imaginamos o processo que este produto passa até chegar a nossas casas.
Os dados do último Censo Agropecuário do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2006 (divulgados em 2009) demonstram uma concentração na atividade leiteira, acusando um aumento da produção, mesmo com a redução do número de estabelecimentos agropecuários produtores de leite. Segundo dados do Censo, no período de 1996 - 2006 o volume de produção de leite aumentou na ordem de 19,53%, indo de 17,93 bilhões de litros para 21,43 bilhões. A Região Sudeste continua sendo a maior produtora brasileira de leite, respondendo por 37,7% da produção nacional. Porém, esta região apresentou uma redução de 0,18% na sua produção, caindo de 8,08 bilhões de litros para 8,07.
Segundo dados do ministério do desenvolvimento, indústria e comercio exterior (MDIC), em fevereiro o Brasil exportou US$6,8 milhões em leite e produtos lácteos. Foram 20,4 mil toneladas equivalentes litros de leite. O faturamento foi 35,3% superior ao verificado em janeiro e o volume foi 44,9% maior. Os maiores importadores de lácteos brasileiros em fevereiro foram a Venezuela com (29,0 % do total), Filipinas (11,0%) e Arábia Saudita (9,5%)
No Brasil o consumo de leite tem aumentado porem, na comparação com outras nações, o Brasil ocupa apenas o 65° lugar do ranking, liderado pela Finlândia e Suécia, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). “Considerando a recomendação do Ministério da Saúde, de três porções de lácteos diárias, ou seja, 200 litros ao ano, a média do brasileiro ainda tem um déficit de 25%”. Atualmente entre os brasileiros os maiores consumidores são a classe B com uma média de 18,7 caixas por mês e as demais classes 17,9.
Composição do Leite de vaca
Para cada 100 ml de leite de vaca temos o seguinte:
Água 88,0 g