Visão de escola pública
Porém, vale ressaltar que como qualquer outra instituição publica a escola, deve ser gerida, fazer uso de regras e de forma especial priorizar não apenas a aprendizagem mas também a formação do ser social.
Diante do atual cenário da educação, muito se discute sobre a escola e sua gestão. Segundo Gadotti (2005), desde a década de 30 muito se discute sobre a avaliação institucional, que atualmente não é vista como um controle burocrático, mas sim se faz necessário para que a administração obtenha conhecimento da realidade e assim proporcione melhorias na educação. Gadotti (2005) afirma ainda, que para realizar a avaliação educacional é necessário sensibilizar, ou seja ,discutir o próprio processo de avaliação; diagnosticar afim de compreender o melhor possível a instituição; realizar a avaliação externa que serve de comparação para analises de auto-avaliação e por fim reavaliar com o intuito de criar um cultura da pratica permanente da avaliação.
Quando nos referimos em avaliar a escola e a gestão escolar, devemos pensar em uma reflexão critica, no qual se preconiza a discussão sobre o papel de seus gestores e ou diretores, observando se os mesmos atuam apenas em suas tarefas administrativas e burocráticas ou se priorizam as praticas de democratização e socialização entre a comunidade e a escola.
Faz-se necessário que os gestores atuem de forma direta na instituição, não sendo indiferentes a nada que ocorre no ambiente escolar. Segundo Afonso (2003), podemos encontrar duas conceituações de escola, que são criadas por praticas diferentes de gestão. A primeira vê a escola com caráter social e organizacional, heterogêneo e diversificado; já a segunda considerada a escola um local de aprendizado das questões estabelecidas pelo estado.