Estudo do Homem Contemporanio
1. Conceitue o que é moral e ética.
Ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens é a morada habitável, um conjunto de conhecimentos, costumes, valores e hábitos de certa cultura, possui fins fundamentais com princípios fundadores em ação. Moral é a ação concreta, é o conjunto de regras adquiridas através da educação, costumes e é aplicada no cotidiano, diz respeito aos costumes e valores de cada cultura. Essas regras orientam cada individuo na sociedade, suas ações e seus julgamentos entre o certo e o errado, moral ou imoral. Como existem muitas culturas, há muitas variações na mesma, dessa forma diversas morais.
Não são sinônimos, apesar de serem importantes uma para a outra, ética é a utopia, Moral é o fazer, a ação.
2. Qual a importância da ética para a moral (e vice-versa)?
A ética é o importante para a moral pois ela é o farol e o guia para moral não cair no moralismo, no ceticismo vai sempre iluminar a moral visando a promoção da vida.
A importância da moral para a ética é que a moral da profundidade, não deixa a ética virar utopia, pois a moral e o ato concreto e o que faz acontecer, faz virar realidade.
3. Qual a importância da ética na atual civilização?
A ética e importante na atual civilização, pois hoje se tem muitas favelas, isso faz diminuir a vida promoção da vida Com isso a ética tem de trazer a promoção da vida, a busca pela utopia de uma vida digna e humana, visando sempre o melhor habita-te e moradia
4. O que é cultura? Quais as características da cultura-mundo?
A cultura sempre é de vida, nunca de morte, pois cultura é a favor da vida é pró-biótica, diz respeito aos valores, costumes. Para acabar com um povo, basta acabar com sua cultura, sem cultura não tem vida. Pois atrás de um povo existe rituais, costumes, simbologias.
As características da cultura-mundo são o hiperconsumismo, hipertecnização, hipercapitalismo e