Estudo do comportamento do consumidor
O texto a seguir relata duas pesquisas feitas pela PUCC - Pontifícia Universidade Católica de Campinas sobre o comportamento dos consumidores a dois determinados produtos.
A primeira pesquisa teve como tema a dificuldade de escolha entre sabores e marcas de gome de mascar. Essa pesquisa visa detectar como o consumidor reage diante do produto não somente antes como depois da compra, foi elaborada um discussão em grupo com 6 pessoas, de ambos os sexos entre 18 e 21 anos e estudantes de nível superior. Tendo como objetivo compreender qual o processo decisório de compra de goma de mascar.
Já na segunda pesquisa teve como tema o que motiva e determina a compra e o consumo do chocolate. Foi utilizada uma pesquisa de campo com 130 consumidores de ambos os sexos de 15 a 34 anos. Tendo como objetivo compreender o comportamento dos consumidores de chocolates em todas as etapas: como selecionam, compram, usam e descartam os produtos, e também o papel da propaganda no processo de decisão.
FORMAS DE COLETAS E DADOS:
Na pesquisa realizada a visar a dificuldade de escolha entre sabores e marcas de goma de mascar, foi usada as teorias de Schwartz e de Mowen e Minor, sendo realizada uma Discussão em Grupo, que possui como característica a participação de seis a oito pessoas que não se conhecem entre si e que possuem um perfil homogêneo (como idade, classe social, tribo, e etc.). O grupo possui um moderador seguindo um roteiro preparado anteriormente com objetivo de não deixar nenhum assunto do interesse da pesquisa seja esquecido. É realizado em um local confortável, onde os participantes sentam-se em círculo, e que todos tenham contato frente a frente. Todas as discussões devem ser gravadas com áudio e vídeo. Nessa Discussão participaram uma aluna que representava a moderadora e mais seis pessoas, sendo três homens e três mulheres, entre 18 e 21 anos, estudantes universitários.
Na segunda pesquisa o que motiva e determina a compra