Estudo dirigido
A membrana celular é composta basicamente de duas camadas de lipídios , chamada de bicamada lipídica, proteínas que são unidas principalmente por interações não-covalentes e carboidratos conjugados aos lipídeos. A membrana celular possui característica fluida, dinâmica e a maioria de suas moléculas movem no plano da membrana.
Os lipídeos mais abundantes das membranas são os fosfolipídios. A forma e a natureza anfifílica dos fosfolipídios é que permite a formação da bicamada espontaneamente em ambiente aquoso. Essa bicamada é responsável pela separação do meio extracelular e o meio intracelular, selecionando o que entra e sai da célula. Os carboidratos presentes na estrutura da membrana possuem a função de seletividade, sinalização e reconhecimento celular. Para regular a fluidez da membrana há a presença de colesteróis entre as moléculas de fosfolipídeos que conferem a rigidez da membrana.
A membrana celular ainda pode apresentar estruturas especiais como flagelos e cílios que possuem função de locomoção celular. Além do glicocálice que tem a função de proteção e reconhecimento celular ( normalmente em células animais) e a parede celular que confere uma rigidez e proteção ainda maior a célula(em células vegetais)
Questão 02 - Compare os tipos de transporte transmembrana, bem como os tipos de proteínas que os realizam e as classificações dessas proteínas. (30 pontos)
Os transportes trasmembranas podem ser classificados em dois tipos: transporte passivo, onde não ocorre o gasto de ATP e que vai de acordo com o gradiente de concentração, seja do meio intracelular ou do meio extracelular, e o transporte ativo, onde há gastos de ATP e que por sua vez não vai contra o gradiente de concentração, por isso ele sempre será mediado por alguma proteína. Os tipos de transporte transmembranas podem ser divididos em quatro tipos diferentes.