Estudo Dirigido
Resíduos não coletados, lançados indevidamente em encostas e cursos d’água, representando riscos à saúde coletiva, poluição dos solos, das águas superficiais e subterrâneas; Ausência de tratamento e disposição final adequada; Disposição final inadequada dos resíduos especiais; Presença de catadores de materiais recicláveis trabalhando em lixões em condições insalubres; Baixos índices de reutilização e reciclagem;
2) O que é prioritário para a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos): a implantação de um Aterro Sanitário ou de uma Usina de Reciclagem? Explique.
incentivo à indústria da reciclagem, tendo em vista fomentar o uso de matérias-primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados;
3) Quais as motivações para que os municípios desenvolvam os seus Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos?
Exigência para acesso a recursos, incentivos e financiamentos pela União para ações relativas à RS: PMGIRS elaborado.
4) Como a operacionalização do conceito de “Responsabilidade Compartilhada” pode contribuir para reduzir a geração de resíduos sólidos?
Consumidores: Seguir as regras do descarte adequado em seus municípios (horários e locais de coleta tradicional e seletiva) Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes: Recolher os resíduos remanescentes após o uso e prover mecanismos de logística reversa; Municípios e Distrito Federal: Elaborar e cumprir os Planos Municipais de Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
5) Numa perspectiva sistêmica, quais as etapas principais dos processos de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos?
Produção, geração, acondicionamento, logísticas, triagem, valorização, pequisa e destinação final.
6) Descreva como os resíduos são classificados quanto ao potencial de contaminação do meio ambiente segundo a NBR 10.004/2004.
Resíduos classe I – Perigosos: Em função de suas características de