Estudo Dirigido
- Visão panorâmica da Célula.
Q1. Existem as células Procariontes e as células Eucariontes, a primeira é uma célula primitiva (daí o nome), não possuem organelas, o material genético é disperso no citoplasma. Já as Eucariontes são muito mais complexas, possuindo diversas organelas com tarefas especificas e núcleo.
Q2
Mitocôndrias : As mitocôndrias estão imersas no citosol, entre as diversas bolsas e filamentos que preenchem o citoplasma das células eucariontes. Elas são verdadeiras “casas de força” das células, pois produzem energia para todas as atividades celulares.
Reticulo endoplasmático: O RE é um sistema de sacos achatados e canalículos interligados, que compreendem dois sistemas; o reticulo endoplasmático rugoso e o reticulo endoplasmático liso. O RER apresenta ribossomos aderidos ás suas membranas, o que não acontece com o REL.
O RE realiza as seguintes funções:
Sintese: provido de ribossomos, o RER sintetiza proteínas como as enzimas lisossômicas e as imunoglobulinas (anticorpos); no REL , ocorre a síntese de lipídios e esteroides.
Armazenamento: O RE concentra e armazena substancias provenientes do meio extracelular, por meio da pinocitose, bem como aquelas produzidas pela própria célula, como é o caso dos anticorpos que se acumulam no RE dos plasmocitos, um dos tipos de glóbulos brancos do sangue.
Detoxificação: O RE realiza a detoxificação por modificar moléculas toxicas que penetram na célula. Tal processo acarreta a hipertrofia do RE em células do fígado, rins, intestinos e pulmões.
Ribossomos.
Os ribossomos são pequenas granulações presentes no citoplasma da célula e também na parte superficial do retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático rugoso.
Funções: Uma das principais funções dos ribossomos é atuar na síntese das proteínas. Como a célula necessita de muita proteína para se desenvolver, ela possui milhares de ribossomos em seu citoplasma.
Complexo golgiense. é constituído por uma pilha de vesículas