Estudo Dirigido
FANEC – FACULDADE NATALENSE DE ENSINO E CULTURA
Balanced Scorecard No Setor Público: Estudo de Caso na CONAB
Joselia Amorim de Medeiros (joseliafanec@gmail.com)
Resumo
Nos dias atuais o mundo tem passado por sucessivas transformações, requerendo que as organizações públicas e as pessoas que os compõem estejam cada vez mais preparados para responderem a diversas demandas das partes interessadas: cidadões, servidores públicos e toda sociedade.
A capacidade para resposta esta diretamente relacionado com a competência das organizações de diversos ramos do conhecimento e das necessidades. Neste sentido, o objetivo deste artigo é subsidiar as organizações do Setor Público com informações sobre o processo de formulação e implementação da estratégia, utilizando o modelo do Balanced Scorecard (BSC).
Pode-se verificar que o processo de implementação envolveu o primeiro escalão e as lideranças de carreira da organização em reflexões profundas sobre a
CONAB. Como resultado houve um resgate da identidade institucional, a construção de uma visão de futuro compartilhada bem ainda foram definidos e colocados em execução os projetos de intervenção para alcance da Visão que promoveram um fortalecimento da instituição. O estudo do caso demonstrou que o BSC pode trazer benefícios significativos para uma organização pública todavia, também se evidenciou que os resultados de sua implementação estão relacionados ao contexto, a forma de aplicação da metodologia e a parcela da metodologia que foi aplicada.
No trabalho, são analisados os objetivos estratégicos e os indicadores sugeridos, avaliando de forma mais detalhada a seguinte perspectiva do mapa estratégico: aprendizado, crescimento, missão, visão e proposta de valor.
A pesquisa descritiva como também foi conduzida como um estudo de caso sobre a aprendizagem organizacional em uma empresa pública em processo de adoção do BSC, a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab.
Palavras-chave: