Composição: Justaposição e Aglutinação
Segundo Evanildo Bechara, a composição consiste na criação de uma palavra nova de significado único e constante, sempre e somente por meio de dois radicais relacionados entre si. Isto não impede que um dos elementos do composto seja ele mesmo já um composto, contado como um termo único, pelo principio dos constituintes imediatos.
Justaposição- Nas palavras compostas com radicais livres, do tipo guarda-chuva, persiste, como é fácil de observar, a individualidade de seus componentes. Esta individualidade se traduz na escrita, pela mera justaposição de um radical a outro, normalmente separados por hífen; Na pronuncia pelo fato de ter cada radical seu acento tônico, sendo o ultimo mais forte e o que nos orienta na classificação da posição do acento nas palavras compostas.
Aglutinação- é o processo de formar palavras compostas pela fusão ou maior integração dos dois radicais: planalto, fidalgo, lanígero, agrícola. Esta maior integração traduz-se pela perda da delimitação vocabular recorrente: 1- da existência de um único acento tônico; 2- da troca ou perda de fonemas; 3- da modificação da ordem mórfica.
Celso cunha e Evanildo Bechara dizem a mesma coisa em seus livros, a visão deles é muito parecida, a única diferença é realmente a forma como foi escrito. Já no livro didático ele define Justaposição e Aglutinação, porém ele não detalha tanto quanto os dois autores citados. No livro didático ele não cita a classe gramatical das palavras (substantivo + substantivo; substantivo + preposição + substantivo; substantivo + adjetivo etc) que os dois autores citam e tem tabelas em seus livros explicando isso.