Estudo Dirigido
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
A relação de entre sensação de frio ou de calor este bem relacionado a estímulos do corpo na liberação ou absolvição de energia. Assim nossos corpos reagiram no sentido de minimizar o de eliminar as reações de frio ou calor, isso pode ocorrer do corpo fica impossibilitado de estabelecer os seu nível de temperatura da matéria ou do ambiente em que o corpo esteja exposto.
Assim o corpo poderá interagir com as forma de calor através da condução, convecção, radiação assim o corpo poderá transmitir calor e gazes um para o outro. A forma de condução acontece com o processo de transferência de calor de uma superfície para outra ou quando temos uma diferença de temperatura de um corpo para o outro. A forma de troca de calor por convecção corre pelo movimento do fluido, aumentado assim à temperatura do ambiente solida e em contato com o fluido. A forma de transferência por radiação nesse casso não precisa, que o corpo esteja em contato com o objeto, mas sim recebendo de alguma forma radiação com raio violetas que vem do sol ou de qualquer outro emissor, de radiação ionizante ou não ionizante.
A exposição ao calor dever ser avaliado de varia maneiras uma dela é o “Indice de Bulbo Úmido – Termômetro de Globo ” ou seja o IBUTG.
Assim para a medição varia maneira como o ambiente se tem carga solar ou não, os aparelhos que deve ser usado nessas medições se são adequado e estão na sua validade ou averiguados corretamente. Para medir a temperatura e utilizado a escala em ºC (Celcius), ºF (Farenheit) e ºK (Kelvin), portanto as duas primeira são as, mas utilizadas na área de segurança no trabalho.
Portanto o IBUTG é o método utilizado para a avaliação os fatores ambientais que interferem na sobrecarga térmica assim permitindo cálculo dos períodos apropriados para o trabalho e o descanso quando este índice ultrapassa os seus limites de tolerância. Esse método é o, mas simples para a avaliação de todos os