estudo dirigido
R= O Etnocentrismo lida com a diversidade cultural através da diferença, contribuindo assim para a construção de uma fronteira cultural, suas formas de tratar com as diversidades culturais ocorrem através do:
• Estranhamento;
• Intolerância;
• Xenofobia;
• Fundamentalismo,(baseado no sagrado);
• Etnocídio.
2) O etnocentrismo é universal e está relacionado a concepções particulares de “humanidade” e de “pessoa”. Quais as possíveis consequências dessa postura, em uma situação limite?
R= As consequências podem ser a intolerancia com o que me é exótico, a xenofobia ou mais estremo ainda um etnocídio, como por exemplo podemos citar o etnocídio dos povos nativos das Américas. 3) A proclamação da igualdade natural da humanidade não dissipa o etnocentrismo, muito menos as diferenças culturais. Como lidar com a persistência da diferença?
R= De acordo com o texto de Strauss, resslatar e demonstrar cada vez mais as diversidades culturais, como uma forma natural e sem comparações, que neste caso nunca devem ser aplicadas, podem de certa maneira aproximar a compreenção do individuo ao que lhe parece exotico ou estranho, se cada leitura do que me é estranho fosse feita apenas na optica de compreender sem nunca julgar se é certo ou errado, se é melhor ou pior, se é atrazado ou desenvolvido, poderá de certa maneira possibilitar uma tolerancia acerca das diversidades culturais.
4) Explique o que é o “falso evolucionismo” e por que este, de maneira equivocada, acaba por suprimir as diferenças culturais?
R= O “falso evolucionismo” acredita em uma unilearidade, que existem estágios a serem alcançados em todas as sociedades humanas, para este pensamento todas as sociedades partiram de um mesmo ponto com uma mesma meta, neste caso a humanidade se torna única e identica a si mesma, desconsidera aqui que não existe diversidades culturais e sim fazes evolutivas diferentes.
IV – Culturas