estudo dirigido
1. Mas uma ocorrência coloca a ambulância do SAMU em movimento pelas ruas da cidade. Os socorristas , após alguns minutos , chegam ao local de um grave acidente de transito envolvendo dois automóvel. Logo as macas estão lotadas de feridos e os primeiros socorros prestados com eficiência , mas de relance um dos socorristas observa um rasto de pneu , o que sugere que um terceiro automóvel esteja envolvido no acidente. Olhando mais atentamente , pode se ver o automóvel, descontrolado, desceu uma ribanceira e adentrou um rio de tamanho mediano.De imediato o socorrista busca por mais pessoas feridas.Quando chega ao automóvel , percebe que há duas pessoa desacordadas dentro do automóvel, que a cada minuto afunda mais no rio. Ele quebra o vidro com cuidado e vê um senhor de uns 70 anos na direção do veiculo e no banco de trás um garoto de uns 8 anos , ainda preso ao cinto de segurança. A quem o socorrista deve atender primeiro? Ele sabe ,por sua larga experiência e conhecimento de técnico - cientifico,que muito provavelmente sua decisão levara ao salvamento de um deles, mas deixara outro por sua própria sorte.A partir do modelo pragmático-utilitarista e do modelo personalista, descreva qual seria a atitude correta a ser tomada pelo socorrista e por que.
R> Com base nos modelos proposto, a atitude correta a ser tomada pelo socorrista seria atender primeiro a criança de 8anos, pois o modelo pragmático não renega a ótica individualista, mas pensam como uma possibilidade de ética pública, ou seja, escolhe a quem vai ser mais útil a sociedade, neste caso a criança, pois a mesma tem uma vida inteira pela frente.
2. Após uma determinada experiência de reprodução assistida , houve o descarte de embriões remanescentes da técnica de Fecundação In Vitro (FIV).Como cada modelo se posicionaria em relação ao relatado?
R> MODELO PERSONALISTA Este modelo aceitaria o descarte de embriões, pois ele defende a idéia que a pessoa humana é