Estudo Dirigido
01. Translação é o movimento que um elemento faz em linha reta ou curva, é provocado por forças externas que agem sobre o corpo rigido. Enquanto a rotação é o movimento que um elemento faz em torno de um eixo, a observação do movimento da força aplicada ao corpo.
02. Corpo rigido são corpos que podem girar com todas suas partes travadas sem mudar de forma, apesar de ser submetido a ação de forças externas, a distancia entra suas particulas não varia ao longo do tempo.
03.
04. Grandezas angulares são vetores, porém o sinal positivo e negativo não pode indicar a orientação da velocidade angular, se a direção do eixo de rotação não é fixa. A velocidade angular é representada como , ao longo do eixo de rotação.
05. Linear:
A quantidade de movimento linear é expressada por , a qual é o produto da massa () com a velocidade (). É possivel concluir, que Conservação da quantidade de movimento linear: a quantidade de movimento total do sistema permanece constante, se a soma das forças externas sobre um sistema permanece zero.
Angular:
O produto vetorial de r.. (posição relativa à origem) e p.. (quantidade de movimento linear) resultam na quantidade de movimento angular, . Portanto,
Conservação da quantidade de movimento angular: a quantidade de movimento angular do sistema em relação a um ponto é constante se o torque externo resultante sobre um sistema em relação ao mesmo ponto for zero.
06. Momento de inércia em relação a um eixo é uma medida da resistencia inercial que o corpo opõe à variações de seu movimento de rotação em torno do eixo. Tal momento depende da localização do eixo, assim como da distribuição de massa do corpo. Quanto mais afastado do eixo está um elemento de massa, maior é sua contribuição ao momento de inércia em relação ao eixo. O momento de inércia é representado por I, formando I = ∑ xi . ri².
Relacionando o momento de inércia com energia cinética, obtemos K = ½ I . w²
07. O torque é definido em relação a um