estudo dirigido
A seção “Pesquisa no ensino de química” relata investigações relacionadas a problemas no ensino de química, explicitando os fundamentos teóricos e procedimentos metodológicos adotados na pesquisa e analisando seus resultados.
Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada junto a educadores químicos brasileiros sobre as significações do ensino de química para formar o cidadão, sugerindo procedimentos curriculares que viabilizem o desenvolvimento dos alunos para o exercício consciente da cidadania. ensino médio de química, cidadania, educação química
Aeducação para a cidadania é função primordial da educação básica nacional, conforme dispõe a Constituição Brasileira e a legislação de ensino. Além disso, tal função tem sido defendida pelos educadores para o ensino médio, o qual inclui o ensino de química.
Mas o que significa ensinar química para o cidadão? Será que o cidadão precisa de conhecimentos em química?
Será que o ensino de química que temos ministrado em nossas escolas tem preparado nossos jovens para o exercício consciente da cidadania?
Será que ensinar química para o cidadão é o mesmo que preparar alunos para o vestibular? Considerando que tais questões têm sido objeto de discussão nos Encontros de Ensino de Química, resolvemos desenvolver a presente pesquisa, visando levantar características do ensino de química para formar o cidadão, enfocando reflexões sobre as questões acima. Para isto foram realizadas entrevistas junto a educadores químicos brasileiros1, já que os mesmos constituem hoje uma comunidade científica consolidada, que vem defendendo a formação da cidadania como objetivo básico do ensino médio de química.
Metodologia da pesquisa
O trabalho foi desenvolvido mediante a análise do conteúdo de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os referidos educadores, visando investigar como entendem e configuram propostas relativas ao ensino de química para formar o