Estudo dirigido
1. Na Grécia Antiga em que estava baseado o trabalho?
R= Na exploração do trabalho escravo.
2. Como está definida as riquezas dos cidadãos na Grécia Antiga?
R= Estava baseada na propriedade da terra, embora houvesse cidadãos não-proprietários que se ocupavam de várias funções na cidade.
3. Por que podemos afirmar que o escravo era fundamental para economia da Grécia Antiga?
R= Porque eles eram responsáveis pela extração de prata(única atividade proibida aos cidadãos por ser considerada degradante), trabalhavam nas oficinas artesanais, nas atividades domésticas, em várias tarefas de funcionários de Estado e nas propriedades rurais.
4. Como era organizada as classes sociais na Grécia Antiga?
R= Era dividida em cidadãos e escravos, contava também com grande número de estrangeiros(gregos de outras cidades e bárbaros)
5. Qual a função excedente na economia da Grécia Antiga?
R= O excedente da economia(advindo das exportações) era investido basicamente na construção de monumentos,na manutenção dos escravos do Estado, do exército e da frota marítima e no abastecimento de cereais e nunca reinvestido na produção.
6. Comente segundo o texto como se expandiu a democracia na Grécia Antiga?
R= A democracia expandiu-se de forma que a participação política incluía não apenas a aprovação de decisões, mas também a discussão e a tomada de decisão sobre os rumos e as leis da cidade e, até mesmo, de decisões relativas ao poder judiciário, como o julgamento de pessoas e de atos executados por aqueles que estavam envolvidos em atividades públicas.
7. Quais os três maiores pensadores da Grécia Antiga?
R = Sócrates, Platão e Aristóteles.
8. Por que Sócrates, Platão e Aristóteles se contrapõem-se aos pensadores jônicos?
R= Porque traziam para o centro de suas preocupações o homem, em lugar da natureza física dos jônicos e porque viam esse homem como capaz de produzir conhecimento por possuir uma alma, absolutamente diferenciada do corpo