Estudo dirigido
1) Faça um resumo histórico das definições da Ecologia e no fim conceitue essa ciência.
A ecologia foi definida pela primeira vez em 1866n por Ernst Haeckel, em entusiasta e influente discípulo de Charles Darwim. Segundo ele, a ecologia era a ciência capaz de compreender a relação do organismo com o seu ambiente. Depois de algum tempo Haeckel disse que a ecologia vegetal e animal começavam a ser tratadas separadamente. Já andrewartha definiu a ecologia como o estudo científico da distribuição e abundância de organismos. A ecologia pode reivindicar ser a ciência mais antiga e é o estudo cientifico da distribuição e abundância de organismos e das interações que determinam a distribuição e abundância.
2) Quais as escalas de estudo da Ecologia?
São elas: Temporais,espaciais e biológicas.
3) Qual a importância da estatística na Ecologia? Como essa ferramenta traz rigor científico para as pesquisas ecológicas?
A estatística é empregada incorretamente para tirar conclusões duvidosas de conjuntos de dados que de fato sugerem algo completamente diferente ou talvez nada. As análises estáticas é, contudo, essencial para agregar um nível de confiança as conclusões que possamos querer extrair; a ecologia, como todas as ciências, é uma busca não de afirmações provadas como verdadeiras, mas de conclusões em que podemos confiar. É que ela baseia-se não em afirmações, que são simplesmente asserções, mas em conclusões resultantes de investigações.
4) O que entendemos por espécie e evolução por seleção natural?
As interações entre organismos e seus ambientes a essência da ecologia apóia-se no âmago do processo de evolução por seleção natural. A sobrevivência é somente parte da história; a reprodução diferencial. Os ambientes existentes no passado selecionaram características particulares dos indivíduos que vemos nas populações atuais.
5) Quais os efeitos das mudanças climáticas e da deriva continental sobre a evolução e ecologia