Estudo Dirigido
Escola Profissional Da Fundação Universitária
De Cardiologia
Curso Técnico em Radiologia
Física Radiodiagnóstico
Estudo Dirigido I
Revisão de Eletricidade e Magnetismo
Cledison Ênio Correa daSilva
Elaine C. Almeida Caetano
Raquel Danesi
Renata Lemes Dias
Maio de 2013
1- Defina e explique condutor, semicondutor e isolante elétrico.
Condutor: È um corpo que facilmente permite o movimento de partículas com cargas elétricas, ele possui ē livres, existindo assim a transferência de Potencial. Exs: metais, gases ionizados, água acidulada.
Semicondutor: É um corpo que permite a passagem da energia em um único sentido, e no sentido inverso ele é isolante. Se aplicarmos uma diferença grande de potencial o queimamos, por não suportar carga tão elevada. Exs: materiais como o silício, gerânio.
Isolante elétrico: corpos ou substâncias nas quais as cargas se encontram fortemente ligados aos átomos e onde existe forte coesão molecular, ou seja, ele isola retém, barra a condução elétrica. Exs: madeira, plástico, vidros, isopor, borracha e porcelana.
2- O que é uma Gaiola de Faraday? Para que é utilizada?
Gaiola de Faraday: Criada pelo Cientista Michael Faraday, a Gaiola de Faraday nada mais é, do que uma blindagem elétrica. Resumindo, seria uma superfície condutora que envolve e delimita uma região do espaço, impedindo a passagem dos campos elétricos ou eletromagnéticos externos.
A blindagem é feita com um material condutor, que age impedindo a entrada de campos eletrostáticos ou eletromagnéticos, com ondas que sejam superiores ao tamanho da malha. Quanto mais o comprimento da onda se aproximar do tamanho da malha, menor será sua eficácia. Por exemplo, se envolvermos um celular com papel alumínio, este não funcionará corretamente. Neste caso, a oscilação do campo elétrico fará com que os elétrons do papel alumínio recebam a energia da onda incidente, não o receptor de celular.
Utilização: por