Estudo dirigido ácidos nucleicos
QUESTÕES
1- Descreva a estrutura do DNA e RNA e as características do pareamento de bases entre os nucleotídeos. Quais os 4 nucleotídeos usados para formar o DNA e o RNA mensageiro. Resuma a direção do fluxo de informações para a síntese protéica.
Os nucleotídeos do DNA contêm um açúcar com cinco carbonos (pentose), e são então chamados de “ácido desoxirribonucléico”. As moléculas de DNA são constituídas de duas cadeias de nucleotídeos espiraladas uma ao redor da outra na forma de uma dupla hélice. As duas cadeias são mantidas juntas por pontes de hidrogênio entre as bases de purina e pirimidina. O pareamento de bases mantém uma distancia constante entre o esqueleto de fosfato-pentoses das duas cadeias à medida que elas se espiralam uma ao redor da outra. A especificidade é imposta no pareamento de bases pela localização dos grupos de ligações de hidrogênio nas quatro bases. Três ligações de hidrogênio são formadas entre a purina guanina e a pirimidina citosina, enquanto apenas duas pontes de hidrogênio podem ser formadas entre a purina adenina e a pirimidina timina. Sendo assim, a guanina é sempre pareada com a citosina e a adenina com a timina.
A estrutura das moléculas de RNA varia apenas em poucos aspectos da do DNA: O RNA consiste em uma única cadeia de nucleotídeos; no RNA o açúcar em cada nucleotídeo é a ribose; e a base pirimidina timina do DNA é substituída no RNA pela base uracila, que pode ser pareada com a purina adenina. Os quatro nucleotídeos usados para formar o DNA são as purinas adenina e guanina e as pirimidinas citosina e timina enquanto no RNA são as purinas adenina e guanina e as pirimidinas citosina e uracila. O DNA contém a informação necessária para a síntese de proteínas, embora não tenha participação direta na montagem das moléculas de proteína. A maior parte do DNA de uma célula está no seu núcleo, enquanto a maioria da síntese protéica ocorre no citoplasma. A transferência da informação do DNA para o