Estudo dirigido TGA
Professor: Mariza Neves Guimarães Data: 13/04/2014
Aluno: Dalisson Amaral dos Santos
1º Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completa na fábrica, inclusive de tempos e movimentos, estabelecendo padrões de execução. Ele treinou os operários, especializou-os de acordos com as frases do trabalho, inclusive o pessoal de supervisão e direção; instalou salas de planejamentos e organizou cada unidade, dentro do conjunto.
Já em 1916 surgia na frança a chamada teoria clássica da administração (Henri Fayol), a teoria clássica partia do estudo do todo organizacional e de sua estrutura para garantir a eficiência para todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (seções, departamentos, etc.).
2º o conceito Homo econômicos é um postulado da racionalidade que é caracterizado pelo triunfo dos economistas que encontraram nele, a semelhança dos biólogos no Darwinismo, uma teoria do comportamento coerente.
3º Henry Fayol atribuiu cinco funções ao administrador dentro de uma estrutura organizacional, chamadas de P03:
1* Prever e planejar: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
2* Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
3* Comandar: Dirigir e orientar a organização.
4* Coordenar: Unir e harmonizar os atos e esforços coletivos.
5* Controlar: Verificar se as normas e regras estabelecidas estão sendo seguidas.
4º O taylorismo (Administração Cientifica) abordava as empresas como sistema fechado, pois a principal característica deste sistema era a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
5º Analisava o trabalho em suas diferentes fases e estuda os movimentos necessários á sua execução de modo a simplificá-los e reduzi-los ao mínimo.
Se a aplicação da melhor maneira encontrada não desse certo, a causa era buscada na implementação, e não na decisão.
6º Princípios da Administração Científica de Taylor,