Estudo dirigido sobre Lipídios
1-Podem estar associados ao glicerol como o triacilglicerídeos, que envolvem gorduras e óleos, os quais fornecem energia, e fosfolípides, que são constituintes das membranas e desempenham função estrutural.
2-São ácidos carboxílicos, compostos de longas cadeias de carbono e hidrogênio. E tem grande importância como fonte de energia. Quanto maior o tamanho da cadeia hidrocarbonada, maiores serão o peso molecular, o ponto de fusão e a insolubilidade do ácido graxo ou do lipídio que o contenha. Essas propriedades estão correlacionadas com o grau de saturação das cadeias. Os ácidos graxos podem ser:
Saturados - Constituem a principal causa alimentar de elevação do colesterol. São encontrados principalmente em gorduras animais, da polpa de coco e de óleos de dendê ou banha de coco, sendo os ácidos mais comuns o esteárico (não eleva o colesterol) e o palmítico (eleva o colesterol). E são geralmente sólidos à temperatura ambiente.
Monoinsaturados – Considerados benéficos, pois ajudam a reduzir os níveis do colesterol LDL. São fontes alimentares: azeite de oliva, óleos de canola e de amendoim, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, etc.) e frutos como o abacate, açaí e buriti. E seus principais representantes são os ácidos palmitoléico, elaídico e oléico sendo este último o de maior importância nos alimentos.
Poliinsaturados – Existem em menores quantidades nos alimentos, sendo boas fontes os peixes, óleos vegetais, como azeite, óleos de algodão, milho, soja, girassol e linhaça. Os ácidos graxos essenciais são ácidos que não podem ser sintetizados pelas células dos mamíferos, portanto, têm que ser ingeridos na alimentação, são eles o ácido linoléico (n-6) e o linolênico (n-3).
Trans?
3-São associações entre proteínas e lipídios encontradas na corrente sanguínea, e que tem como função transportar e regular o metabolismo dos lipídios no plasma. A fração proteica é composta por apoproteínas, enquanto que a parte lipídica é formada por