Estudo dirigido sobre crise espiritual
1) Diferencie Liberalismo de Neoliberalismo segundo o autor.
Segundo o autor, o liberalismo pregava o desenvolvimento. Neste desenvolvimento, todas as pessoas, inclusive aquelas na margem da sociedade, poderiam alcançar o centro com o suor do seu trabalho, valorizando assim, a vocação que aquele exercia. Era um movimento que centrava no homem, porém, visava a sociedade como um todo, até mesmo os subdesenvolvidos.
No neoliberalismo, o movimento passou a ser visto como um desenvolvimento totalmente tecnológico. Porém, tal movimento não permite a inclusão, pois se trata do ter e não ter. Para você ser feliz é necessário estar com a moda e a moda tecnológica. Com isso, as profissões deixaram de ser inspiradas nas vocações, passando a ser uma necessidade de um emprego para acompanhar tal avanço tecnológico. A necessidade dessa inclusão excludente faz com que as relações interpessoais e espirituais se tornem cada vez mais, uma barreira para o encontro com o Eu interior.
2) Que críticas frei Betto faz sobre nossa sociedade contemporânea?
Critica uma sociedade onde a busca pelo ter faz com que as pessoas se excluem do verdadeiro sentido que é viver, se tornando pessoas egoístas, não se preocupando com o outro, desvalorizando o que é importante como o relacionamento humano. Tal fato provoca o afastamento entre as pessoas e principalmente, rompe com a sua historicidade. Uma parte importante que Frei Betto caracteriza como uma das perversidades da modernidade é a cultura da “simultaneidade” onde ele dá exemplo da TV que “feri” a historicidade e impõe acircularidade, onde os fatos não ocorrem dentro de uma temporalidade, mas tudo é aqui e agora, não existe o passado, presente e futuro, gerando ansiedade e com isto, a destruição de valores.
3) Que propostas ele apresente para a superação da crise que nossa sociedade enfrenta? Discuta a viabilidade das mesmas.
Fazer com que as