Resumo do livro Orientação a Criança
Os assuntos que este livro aborda, são muito importantes para os pais, mas também para todas as pessoas que lidam com as crianças e tem interesse de educar a criança no caminho certo e a preparar para morar na eternidade com o nosso Pai celestial.
O livro nos traz importantes lições de como realmente se deve educar as crianças, é aconselhável ser paciente e gentil, pois não se consegue nada xingando uma criança e a tratando mal, deve-se os corrigir com paciência e as ensinar o caminho em que devem andar. Uma boa maneira de ensinar a criança sobre o amor de Deus e sobre a sua criação é a observação e o estudo da natureza, pois a natureza por si só, declara quão perfeito e amoroso é o Deus Eterno, e um ponto importante é que não é o correto conversar somente os assuntos espirituais com as crianças, pois com o excesso elas irão achar chato e assim irão deixar de gostar de assuntos como esses, por isso o método de ensino sobre os assuntos espirituais é tão importante.
Deve-se ensinar a criança a colaborar nos deveres familiares e assim elas aprenderam a ter responsabilidade nas coisas pequeninas, para que quando tiverem grandes responsabilidades saibam exatamente como lidar com elas e assim as executar da melhor maneira possível. Não se deve mimar as crianças, nem as colocar no centro das atenções, por mais que a criança seja filha única ou tenha feito algo extraordinário, pois se do contrário isso acontecer, é provável que elas se tornem sem modéstia e ousadas, e assim quando forem adultas sofrerão, pois no mundo não serão tratadas como são dentro de casa. O melhor é ensinar a criança a controlar o temperamento, e assim lhes ensinar que não podem fazer as próprias vontades, mas que devem fazer a vontade do Pai, que as comprou com sangue real na cruz do calvário, mas ao mesmo tempo em que se deve ensinar que elas devem ser submissas a vontade do Pai, deve ser mostrado que o Senhor não as quer nenhum mal, pelo contrário, somente quer o bem de