ESTUDO DIRIGIDO: RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
O homem como produto e produtor de sua cultura pode sim ter lazer independente da posição social, pois, lazer pode ser encontrado em qualquer ambiente sendo em lugares luxuosos ou simples. Pode ser citado, como exemplo, concerto e viagens para pessoas de melhor posição social, e para classes menos favorecidas cinema, passeios em parques.
A autora traz uma visão das definições de lazer e antilazer, sendo que lazer é quando se usa o tempo livre para pratica de atividade que lhe proporcione prazer, e o antilazer a autora define como uma atividade de rendimento com obrigações e prazos a serem cumpridos.
O lazer pode ser compreendido em duas linhas de pensamentos, na primeira a autora descreve lazer como uma opção, o individuo decide o que é lazer para ele. Na outra linha de pensamento ela define como o tempo livre de suas obrigações diárias, trabalho e afazeres.
No texto são citados vários momentos históricos relacionados com lazer. O primeiro momento citado foi a greve de 1901 com a principal reivindicação de diminuição da jornada de trabalho. A década de trinta ficou marcada pela criação de leis trabalhistas, fins de semana livre e férias. Já na década setenta a urbanização marcou a cultura da sociedade.
Os grupos sociais que não são favorecidos com lazer são as classes de baixa renda, nível de instrução, faixa etária, mulheres e fatores sociais. As classes de baixa renda não tem a mesma oportunidade de lazer que as de melhor nível econômico. Quanto ao nível de instrução quem tem melhor recurso financeiro acaba tendo mais acesso a instrução, mas não quer dizer que vai ser mais criativo. Com relação a faixa etária se observa um desejo do responsável sobre as atividades de lazer da criança e do idoso. No caso das mulheres o que impede o acesso ao lazer é o fato dos afazeres