Pedagogia
Nelson Carvalho Marcellino é Sociólogo, Doutor em Educação, Livre docente em Educação Física- Estudos do Lazer, Docente da Graduação e do Mestrado em Educação Física, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP, Coordenador do Núcleo do Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer-REDE CEDES, do Ministério do Esporte, Líder do GPL, Grupo de Pesquisas do Lazer, e Pesquisador do CNPq. Publicou as seguintes obras: Estudos do Lazer - Uma Introdução, Lazer & Empresa - Múltiplos Olhares, Como Tirar os Pés do Chão – Corrida e associativis, Repertorio de Atividades De Recreação e Lazer, Lazer – Formação e Atuação, Introdução as Ciências sociais, Lazer e Humanização, Pedagogia da Animação, Lazer e Esporte – Políticas Públicas, Lúdico, Educação e Educação Física.
Quais as relações existentes entre o lazer, a escola e o processo educativo, e de que forma essas possíveis relações podem ser consideradas tendo em vista a formulação de uma alternativa pedagógica – a pedagogia da animação? Procurar respostas para esta pergunta é o objetivo básico deste estudo. Este trabalho buscar analisar mais detidamente a importância do papel da escola, quando se considera o lazer, quer como instrumento, quer como objeto de educação.
Verificamos nos planos social e cultural, em setores significativos da nossa sociedade, de características urbano-industriais que o lazer vem se firmando como área de atuação de uma série de profissionais ou voluntários, das mais variadas formações, que estabelecem com as clientelas uma relação que pode ser classificada como “relação pedagógica”. Embora haja vários estudo sobre o tema “a função educativa do lazer”, porém essa temática só aborda parcialmente a questão.
O livro foi dividido em quatro capítulos. No primeiro há uma analise das formas de entendimento do lazer e da educação, vendo o enfoque dado em cada um dos