Estudo Dirigido Para Avalia O De Sa De Coletiva
2. Por que é complexo a definição dos conceitos de saúde e doença? Considere sua evolução ao longo do tempo e a influência do contexto socioeconômico sobre esses conceitos.
3. Disserte sobre o processo saúde doença.
4. Em que situações do cotidiano podemos observar conceitos de saúde e doença sendo expressos? Comente.
5. Nem sempre a distribuição e explicação da causalidade da doença foi concedida da maneira como é hoje, ou seja, dos motivos que levavam as pessoas a adoecer. Descreva a respeito de como ela foi concebida em cada modelo e por que tais explicações não eram suficientes para conseguir explicá-las. (Modelo de explicação unicausal, Modelo de explicação multicausal, Modelo de determinação social da doença, Modelo de História Natural da Doença);
6. Para além da compreensão de saúde ou doença explicada a partir de um modelo, fala-se atualmente em Processo Saúde-doença. Discorra acerca dele. Articule a discussão fundamental dos Determinantes do estado da Saúde.
7. A Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080/90) dispõe em seu artigo 3º:
“Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. (Redação dada pela Lei nº 12.864, de 2013).”
“Parágrafo único. Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.”
A partir das discussões estabelecidas ao longo das aulas, fundamente e discuta o artigo.
8. É preciso buscar referências no processo histórico de formulações políticas de saúde e as influências do contexto sociopolítico e econômico do país no perfil epidemiológico e organização