estudo dirigido para ap1 de educação em saude
Estudo dirigido de educação em saúde
Fique atento às notícias de jornais e revistas e da televisão, pois elas poderão enriquecer o seu estudo, ao fornecerem novas informações e descobertas no campo da saúde ou apresentarem situações reais para análise. Aliás, fique atento, principalmente, ao que acontece ao seu redor (ocorrência de doenças, acidentes, discussões sobre questões relacionadas à saúde etc.), às características e alterações do ambiente mais próximo e às condições de saúde e modo de vida das pessoas com as quais convive. Desta maneira, você poderá aprender de forma mais dinâmica e curiosa.
Aula 1
1) O que significa ter saúde?
O significado da palavra Saúde não pode ser reduzida apenas ao seu significado biológico, não tem um significado único. A saúde é muito mais do que ausência de doenças. A saúde é um “estado completo de bem-estar físico, mental e social”, como classifica a OMS. O conceito de saúde decorre dos modos de organização social da produção e de uma multiplicidade de fatores de naturezas diversas.
2) Descreva os diferentes conceitos de saúde.
“Saúde pode ser definida como “bem estar”, “equilíbrio entre a mente e o corpo”, “ não sentir dor”, “ não estar doente”, “ estar bem consigo mesmo e com os outros” . A OMS define saúde como: “estado completo de bem-estar físico, mental e social”.
3) Diferencie prevenção e promoção da saúde.
Enquanto o conceito de prevenção de doenças se baseia em procedimentos médicos, a promoção da saúde está centrada em dimensões muito mais amplas da vida cotidiana, incluindo, além dos procedimentos médicos, uma multiplicidade de relações: sociais, políticas, ambientais, econômicas etc.
4) Qual o papel do educador na promoção da saúde?
Atuar em promoção pressupõe a articulação de múltiplas abordagens, visando a transitar entre diferentes níveis e formas de entendimento da realidade materializadas em situações concretas (acontecimentos), assumindo, acima de tudo, a certeza da incerteza.