Tacha
OS HOMENS SE EDUCAM ENTRE SI, MEDIATIZADOS PELO MUNDO.
Paulo Freire
NADA MUDA ENQUANTO ALGUMA COISA NÃO MUDAR
TAMBÉM DENTRO DE NÓS MESMOS.
André Pilon
Educação – Conceitos
Em sociedades diferentes, há tipos de educação diferentes: a Educação é uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam, entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade.
A Educação participa dos processos de:
▪ Produção de crenças e idéias
▪ Qualificações e especialidade
As concepções de educação, ensino e aprendizagem variaram ao longo do tempo, de acordo com as correntes de pensamento filosófico, com as concepções de homem e mundo.
Mizukami, 1986, sistematizou as abordagens de ensino e aprendizagem que influenciaram a prática cotidiana contemporânea:
▪ Tradicional ▪ Comportamentalista ▪ Humanista ▪ Cognitivista ▪ Sócio cultural
EDUCAÇÃO ▪ Presente desde o nascimento ▪ Diferentes épocas = diferentes conceitos ▪ Diferentes grupos sociais = diferentes finalidades
Conceito
A educação é uma fração do modo de vida dos grupos sociais, e participa da produção de crenças e idéias, de qualificações e especialidades que envolvem a troca de símbolos, bens e poderes que, em conjunto, constroem tipos de sociedade.
Cada grupo humano cria situações sociais para ensino e aprendizagem para transmitir valores, símbolos e habilidades que regulam a conduta dos membros da sociedade.
A educação desenvolve: 1 – força produtiva; 2 – valores culturais
Atualmente, a educação como:
1 – fator de mudança
2 – intervenção na realidade social = evolução economia e social
Educação X Deseducação
Abordagens de ensino e aprendizagem
1 – TRADICIONAL
1.1 – Características gerais ▪ Não existem teorias, mas a prática secular ▪ Objetivos: conduzir o aluno às grandes realizações da humanidade ▪