As quatro mulheres da geneologia de jesus
Texto: Mateus – 1:3-6 ▪ (Mateus 1:3) - E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão; ▪ (Mateus 1:4) - E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom; ▪ (Mateus 1:5) - E Salmom gerou de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; ▪ (Mateus 1:6) - E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
INTRODUÇÃO ▪ Quem são essas mulheres? ▪ Qual o nível de santidade delas? ▪ O que cada uma delas representa em sua época?
PROPOSIÇÃO ▪ Jesus não tem nada contra as mulheres
INTERROGATIVA ▪ Qual a importância dessas quatros mulheres?
TRANSIÇÃO
Vamos entender um pouco mais a respeito da vida dessas mulheres e o porquê elas fazem parte da genealogia de Jesus
1. QUEM ERA ESSAS QUATRO MULHERES?
1.1. Tamar ▪ Nora de Judá foi esposa de Er. ▪ Tamar descobriu a fraude de Judá e determinou em seu coração ter um filho dele, disfarçou-se de prostituta. ▪ Ela exigiu do seu sogro lhe desse um cabrito, como pagamento ele deixou com ela seu selo como o cordão e seu cajado. ▪ Judá enviou o cabrito, mas os mensageiros não a localizaram. ▪ O assunto foi esquecido por um tempo até que ele ouvir falar que sua nora estava grávida. ▪ Judá reconheceu seu próprio engano e viu que ela era mais justa do que ele. ▪ Tamar deu a luz gêmeos os quais o chamaram de Perez e Zerá (Gn. 38:6 -16)
1.2. Raabe ▪ Era uma prostituta essa era seu meio de ganhar a vida. ▪ Josué enviou dois homens para avaliar a cidades de Canaã, especialmente Jericó. ▪ Eles acabaram entrando na casa de uma prostituta que se chamava Raabe. ▪ Mas eles descobriram que ela era muito temente a Deus ▪ Ela temia o que poderia acontecer com seus entes queridos quando os israelitas se apossassem de Canaã. ▪ Quando o rei de