Estudo Dirigido - Meia Idade
CURSO: PSICOLOGIA
PERÍODO: 2013.2
SEMESTRE: 4º
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 3
DOCENTE: WESLEY
DISCENTE: GEISSE KELLY DIAS
Estudo Dirigido
1. Quais as características distintivas da meia idade?
A Meia Idade possui características que lhe são próprias, e com isso observam-se algumas mudanças físicas, cognitivas e sociais inerentes ao amadurecimento, tais como: mudanças na aparência, no funcionamento sensor, psicomotor, sexual, reprodutiva e nos sentidos e a sabedoria é mais acentuada.
2. Que mudanças físicas geralmente ocorre durante os anos intermediários e que impactos psicológicos tem?
Predomina a continuidade física, a exceção da menopausa, com a perda da capacidade gerativa, surgimento do climatério, início da perda da elasticidade muscular, breve diminuição dos tempos de reação e reduções perceptivas (especialmente nos olhos). Ao envelhecermos, o funcionamento de nosso relógio diminui e as mudanças físicas, próprias da idade avançada, começam a se instalar. Conforme você envelhece, sofre alterações físicas e mentais – mais isso não precisa implicar em perda da saúde ou da vitalidade.
3. Que fatores afetam a saúde na meia-idade?
O corpo humano, como qualquer outra máquina, vai-se tornando menos eficiente com o passar dos anos. Mas idade avançada não precisa ser sinônimo de problemas de saúde. Com a mudança de alguns hábitos alimentares, é possível compensar as mudanças que vão ocorrendo naturalmente com a idade, o que favorece a boa forma e a saúde. Embora dados quantitativos indiquem perdas de habilidades cognitivas após os 30 anos, a inteligência cristalizada continua a enriquecer-se, bem como a da inteligência e do domínio verbal.
4. O que explica a capacidade criativa e como ela muda com a idade?
O reconhecimento de que na idade madura a criatividade toma contornos e formas diferentes da criatividade na juventude. Processos como a definição do problema, a seleção de estratégias, a codificação, a