rochas
1)Identifique e descreva os processos inerentes aos três tipos de decaimento radioativo.
Decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos em razão da instabilidade atômica. Para entender por que um isótopo se desintegra é preciso atentar para o núcleo atômico. Sabe-se que o núcleo é carregado de partículas positivas (prótons), e que estas se encontram bem próximas umas das outras. É verdade também que partículas com cargas iguais se repelem. Portanto, a proximidade dos prótons faz com que passem a se repelir, na tentativa de tomar o maior espaço possível. Diante disso, o núcleo se rompe, por não conseguir comportar essas cargas repelentes. O processo de decaimento, pode ocorrer de três formas:
-Decaimento alfa: Quando um átomo decai por alfa, ele emite uma partícula alfa (dois prótons e dois neutrons), dessa forma o núcleo perde quatro unidades de massa e duas unidades do numero atômico. Como o numero atômico é alterado, o elemento químico também muda. A partícula alfa proveniente desse decaimento, tem uma pequena penetração em materiais, uma folha de papel é suficiente para barrar essa partícula.
-Decaimento beta: A emissão de uma partícula beta é resultado do rearranjo do núcleo instável do átomo radioativo de modo a adquirir estabilidade. Para tanto, ocorre um fenômeno no núcleo, no qual um nêutron se decompõe originando três novas partículas: um próton, um elétron (partícula β) e um neutrino. O antineutrino e o elétron são emitidos; o próton, no entanto, permanece no núcleo.
Dessa forma, quando um átomo emite uma partícula beta, ele se transforma em um novo elemento com o mesmo número de massa (porque o nêutron que havia antes foi “substituído” pelo próton), mas o seu número atômico (Z = prótons no núcleo) aumenta uma unidade.
-Decaimento por captura de elétron: Nesta terceira forma de decaimento um próton captura um elétron da camada de elétrons que rodeia a núcleo e se