Estudo dirigido - iphone
Pós-Graduação em Marketing Estratégico
Disciplina: Ambiente de Negócios
Professora: Beth Gomes
ESTUDO DIRIGIDO
TEXTO: “IPHONE DE GRAÇA”
Izabel Peralta
João Eduardo de Araujo
Patrícia Dias
Patrícia Lima
Vivian Guarabyra
Rio de Janeiro/RJ
2012
Estudo dirigido referente ao texto sugerido: “Iphone de graça – Por dentro da inovadora estratégia de Steve Jobs para conquistar o mundo móvel”
1. Qual o impacto da introdução do iPhone nas redes de valor da telefonia móvel?
Para analisarmos o impacto da introdução no iPhone nas redes de valor da telefonia móvel é necessário retornarmos um pouco no tempo e verificarmos como a Apple tem influenciado o mercado tecnológico de maneira geral. Um dos pilares fundamentais implantados pela empresa difundida por Steve Jobs é a criação de ferramentas que encantam por seu layout bastante acessível e funcional. Macintosh, iMac, iPod... todos eles criaram e endossaram o terreno para que o iPhone pudesse se posicionar da maneira como o fez.
Como destacam Peter Moon e Renata Leal em seu texto: "A principal inovação do iPhone foi a forma como ele popularizou o uso da internet no celular. Ele é intuitivo e fácil de usar. A tela sensível ao toque e a forma como as páginas podem ser vistas na horizontal ou na vertical trazem conforto para quem nunca teve contato com a internet móvel."
Ao adentrar no mercado de telefonia móvel, o iPhone impactou quando Steve Jobs, depois de ter aprendido que não queria mais ditar as regras do negócio dos outros, anunciou um conjuto de ferramentas de software que tornam o iPhone um ambiente mais acolhedor para quem quiser produzir programas que rodem nele. Um exemplo claro de "coopetição", que é quando a organização tem comportamento competitivo e colaborativo com outras organizações.
A chegada do iPhone funciona como um divisor de águas para rede de valor na telefonia móvel, quando modifica o próprio conceito de telefonia,