ESTUDO DIRIGIDO IMUNOLOGIA
1. O sistema imunológico é responsável pela defesa do organismo contra micro-organismos infecciosos e outras substâncias estranhas que também podem causar respostas imunológicas. O sistema imunológico é formado pelas células, moléculas e órgãos do sistema imune.
2. A imunidade inata proporciona a linha de defesa inicial contra os micro-organismos. Consiste em mecanismos de defesa celulares e bioquímicos que já existem até mesmo antes da infecção e que estão prontos para gerar respostas imunológicas rapidamente, seus principais componentes são células fagocitárias, células NK (natural killers), sistema complemento, barreiras químicas e físicas. A imunidade adaptativa é uma resposta imunológica que é estimulada a partir da exposição a agentes infecciosos. As características que definem a imunidade adaptativa consistem em sua notável especificidade para moléculas distintas e sua capacidade de “lembrar” e responder com mais intensidade em exposições repetidas ao mesmo micro-organismo, seus principais componentes são as células fagocitárias, linfócitos T e B, anticorpos e sistema complemento.
3. A imunidade humoral é mediada por moléculas no sangue e nas secreções das mucosas, denominadas anticorpos, que são produzidos por células denominadas linfócitos B e também é o principal mecanismo de defesa contra micro-organismos extracelulares e suas toxinas, visto que os anticorpos podem se ligar a esses micro-organismos e toxinas e auxiliar na sua eliminação. A imunidade celular é mediada pelos linfócitos T, os micro-organismo intracelulares, como vírus e algumas bactérias, sobrevivem no interior das células, a defesa contra essas infecções constitui uma função da imunidade celular, que promove a destruição dos micro-organismos.
4. Especificidade e diversidade: as respostas imunológicas são especificas para diferentes antígenos. E essa capacidade do repertório linfocitário de reconhecer um número muito grande de antígenos é denominada diversidade.