Estudo dirigido Fisiologia Vegetal
INTRODUÇÃO
O ganho e a perda de água das células e tecidos são responsáveis por vários movimentos na planta (abertura e fechamento de estômatos, flores e folíolos). O aumento de tamanho e de volume das células depende da absorção de água. Quando se coloca uma célula vegetal numa solução, ela ganhará ou perderá água, conforme seu potencial hídrico se o mesmo for menor ou maior que o potencial hídrico da solução externa.
Se o potencial da célula for maior do que o da solução externa ela perderá água e o protoplasma com o vacúolo irá contrair-se até separar-se da parede celular, esse fenômeno denomina-se plasmólise e se o potencial da célula for menor do que o da solução externa ela absorveráágua essefenômeno inverso chama-se desplasmólise. Eles só ocorrem devido à existência de uma permeabilidade seletiva ou semipermeabilidadeda membrana plasmática que mantêm as duas fase externa e interna separadas. A membrana celular deixa a água passar livremente, mais impede em maior ou menor grau a passagem de solutos, e isso faz com que as fases externas e internas se conservem individualizadas.
A célula pode estar mergulhada em um meio isotônico, hipertônica ou hipotônica. No meio isotônico as células estão em estado normal porque a mesma quantidade de solvente para cada soluto que há dentro da célula há também no meio em que estão mergulhadas. Estar em um meio isotônico significa que a concentração de substâncias dentro da célula é igual à do meio externo, por isso, não há nenhum movimento de água relevante para dentro ou para fora da célula. No meio hipertônico as células estão inchadas, porque dentro da célula existem mais substâncias que no meio externo (dentro da célula é um meio hipertônico = mais concentrado), por isso a água entra na célula, e ela incha (se bobear, ela até explode, ou seja, hemolisa), para equilibrar a quantidade de solvente para o soluto entra água para dento da