Fisiologia
Campus Uruguaiana
Curso: Ciências da Natureza – Licenciatura
Professor: Julio Cesar Bresolin Marinho
Aluno (a):Maria Eduarda Trindade Barreto Matrícula: 121151407
Estudo Dirigido – Fisiologia Vegetal – Diversidade Vegetal I
1. O que são fitormônios? Onde eles são produzidos?
Os fitormônios produzem sinais fisiológicos, esses sinais químicos levam informação sobre o desenvolvimento ou estado fisiológico das células, dos tecidos e em alguns casos dos sistemas dos órgãos, que encontram-se sepados. Os fitormônios sintetizam-se em diferentes locais do corpo do vegetal, não possuem uma glândula ou tecido específico.
2. Tradicionalmente, cinco grupos, ou classes de hormônios vegetais têm recebido maior atenção. Quais são esses? Caracterize brevemente cada um deles:
Os cinco principais tipos de hormônios são as Auxinas, Citocinas, Etileno, Ácido Abscísico e Giberelinas.
As auxinas biossintetizam-se principamalmente no meristema apical caulinar, nas folhas jovens e nas sementes em desenvolvimento. Possui inúmeros efeitos, os principais são: dominância apical diferenciação dos tecidos vasculares e inibição da estimulação da síntese de etileno.
As citocinas ocorrem principalmente no ápice das raízes e causam a divisão celular, promovem a formação de gemas em cultura dos tecidos, entre outros.
O Etileno ocorre na maioria dos tecidos em resposta do stress, principalmente em tecidos em amadurecimento., logo, seu principal efeito é o amadurecimento dos frutos (especialmente frutos como maçãs, abacates e bananas, que são considerados climatéricos).
O ácido abscísico ocorre em folhas maduras, geralmente em resposta ao stress hídrico. Podem ser sintetizado em sementes também. Com inúmeras funções, entre elas como indutor do transporte de fotossimilados das folhas para as sementes em desenvolvimento.
Por fim, as giberelinas atuam nos tecidos jovens do sistema caulinar e em sementes em desenvolvimento. Provoca o