Estudo Dirigido Fibras
OBJETIVO: Proporcionar conhecimento sobre a importância do consumo das fibras alimentares.
Consolidar os conhecimentos dos efeitos negativos e positivos das fibras alimentares no organismo humano.
DESENVOLVIMENTO:
1 - As fibras alimentares solúveis são utilizadas como nutrientes pela flora intestinal? A fermentação das fibras pelas bactérias da flora intestinal permite abaixar o PH deste meio, o que é favorável a saúde do organismo.
As fibras fermentadas convertem-se em nutrientes necessários para um melhor desenvolvimento das bactérias lactobacilos, aumentando favoravelmente a flora bacteriana.
2 - Qual a importância da digestão das fibras alimentares no intestino grosso? A fibra alimentar consumida atravessa o intestino grosso, sendo neste local parcialmente ou totalmente fermentada pelas bactérias intestinais. Durante o processo de fermentação, vários subprodutos são formados, como ácidos de cadeia curta e gases. O efeito benéfico para a saúde das fibras alimentares é proveniente do efeito combinado da fermentação com subprodutos formados.
3 - As fibras alimentares diminuem a biodisponibilidade de minerais? Cada tipo de fibra exerce um efeito diferente na biodisponibilidade de minerais sendo que a interação de fibras e minerais está relacionada com o fato de que os componentes que fazem parte da fibra alimentar comportam-se de maneiro diferente.
4 - Como as fibras alimentares solúveis e insolúveis se comportam em relação aos movimentos peristálticos? Fibras solúveis se combinam com líquidos presentes no intestino delgado e formam uma espécie de gel que ajuda a formar massa fecal e deixa-la mais pastosa. Fibras insolúveis, como os presentes na fibra de trigo, constituídas por celuloses, algumas pectinas e grande parte das hemiceluloses e lignina, são responsáveis pelo aumento do volume do bolo fecal, diminuição do tempo de transito intestinal no intestino grosso e pela