Historia da enfermagem
Turno: Noturno
Data: 02/09/2015
Professora: Liliany
Aluna: Maísa Fonseca Ribeiro
A evolução da enfermagem e o processo saúde-doença no Brasil
Resumo:
Com o objetivo de descrever a evolução da enfermagem no Brasil, a autora relata fatos e acontecimentos no dia a dia da profissão Enfermagem as conquistas e desafios em que a enfermagem proporcionou nos decorreres dos ano.
A autora busca fontes em que relata fatos relevantes da enfermagem, fontes essas como American Nurse Association, 2007, Poster e Perry 2006, Geovanin, 2005.
Segundo Geovanni a história da enfermagem baseia se desde o período colonial da até o final do século XIX, aparte daí o autor relata a educação em enfermagem que surgiu no segundo período da história da enfermagem no Brasil no final do século XIX, estendendo-se até o começo da 2º Guerra Mundial. Surgindo assim a primeira escola de enfermagem no Brasil criado pelo decreto Federal 791, em 27 de setembro de 1890, relata o surgimento da Escola Ana Nery. A fundação dessa escola foi importante para redirecionar a profissão gerando altos desenvolvimentos.
O terceiro momento da enfermagem no Brasil teve inicio com a Segunda Guerra Mundial e esta presente até os dias de hoje, a enfermagem moderna. A tempos em que a indústria vinha se desenvolvendo a tecnologia hospitalar e industria farmacêutica sofrendo um grande avanço. Diante desses avanços os cursos em graduação em enfermagem passam a enfatizar com a assistência curativa , o numero de cursos para técnicos, auxiliares e enfermeiros aumentou, já que essas mãos de obras era as mas baratas e as mas precisas.
A autora traz leis e ganhos em que a profissão da enfermagem conquistou, uma delas foi conquistados na década de 80 aprovação da Lei 7.498 em julho de 1986, a lei trouxe a regulamentação do exercício profissional reconhecimento as categorias e enfermeiros, técnicas, auxiliares e parteiras.
As considerações finais da autora trouxeram um